Xi Jinping: China não aceitará tentativas de independência de Taiwan

© Fotobank.ru/Getty Images / SeongJoon ChoPresidente da China, Xi Jinping, durante um discurso na Coreia do Sul, em 2014
Presidente da China, Xi Jinping, durante um discurso na Coreia do Sul, em 2014 - Sputnik Brasil
Nos siga no
China não aceitará nenhuma ação voltada para a obtenção de independência por Taiwan e se oporá às forças separatistas, declarou nesta sexta-feira o presidente da China, Xi Jinping.

O presidente chinês Xi Jinping e chefe de Taiwan Ma Ying-jeou antes da reunião no hotel Shangrila em Singapura em 7 de novembro, 2015 - Sputnik Brasil
Líderes de China e Taiwan realizam encontro histórico
“O desenvolvimento pacífico das relações entre as duas margens do estreito de Taiwan é o único caminho para a reunião. Se ater ao “Consenso de 1992” e se opor ao separatismo — esse é o nosso fundamento político”, disse Xi Jinping ao discursar em encontro solene por ocasião dos 95 anos do Partido Comunista da China.

Ele destacou que Pequim “nunca aceitará ações voltadas para a assim chamada independência de Taiwan”.

“Consenso de 1992” é um termo, cunhado após a reunião dos representantes da China e de Taiwan em 1992, que supõe o reconhecimento da unidade e do princípio de uma “China única”. No entanto, China e Taiwan apresentam interpretações diferentes desse termo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала