A iniciativa é patrocinada pela Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, através do Circuito Cultural/Passaporte Cultural, e tem como objetivo resgatar com as crianças e também adultos as tradicionais brincadeiras de rua como pega-pega, pique-esconde, amarelinha, futebol e peteca.
Do Catete ao Méier, cada bairro participante vai receber as atividades por três dias.
O projeto começou nesta sexta-feira (1) e vai até o dia 3 de julho, pela manhã e de 22 a 24 de julho, pela tarde, no Palácio do Catete. De 8 a 10 de julho, será a vez do Parque Guinle, em Laranjeiras receber as ações, também pela manhã. Entre 15 e 17 de julho, na parte da manhã, e de 29 e 31 de julho na parte da tarde, as atividades vão acontecer na Praça Corumbá, na comunidade do Santa Marta, em Botafogo.
A programação é gratuita, e reúne atividades de relaxamento, que incentivam a coordenação motora e o raciocínio sistêmico, integrando crianças umas com as outras e também com seus familiares.
O evento conta ainda com contadores de histórias e recreadores que incentivam o brincar e as inteirações.
O projeto segue por todo o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos até o dia 25 de setembro, terminando com uma grande ação, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio.
Para saber toda a programação, acesse a página da Olimpíada de Brincadeiras Populares.