Com uma área com mais de 1 milhão de metros quadrados, o parque abrigará as competições de basquete, judô, taekwondo, handebol, tênis, ciclismo, luta livre, luta greco-romana, polo aquático, natação, nado sincronizado, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, saltos ornamentais, esgrima e ginástica artística nas Olimpíadas. Nas Paralimpíadas, receberá as disputas de basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, bocha, judô, golbol, tênis em cadeira de rodas, ciclismo, natação e futebol de 5.
A maior parte das instalações já está pronta, mas algumas ainda estão passando por mudanças ou recebendo os últimos retoques. Como a Arena do Futuro, que está tendo o seu piso trocado por um novo, que só será totalmente colocado dias antes das competições de handebol. Essa será uma das instalações temporárias do parque. Após o evento, será transformada em quatro escolas.
Apesar do grande número de caminhões, operários e máquinas que se misturam no interior do parque a um mês do maior evento esportivo do mundo, o diretor de gestão das instalações do Comitê Rio 2016, Gustavo Nascimento, garantiu que os trabalhos no local estão dentro do cronograma. Segundo ele, no próximo dia 15, o parque passará por uma limpeza geral e, depois disso, apenas ajustes pequenos serão feitos. No dia 24, os espaços já estarão liberados para os atletas realizarem seus treinamentos.
Os Jogos Olímpicos acontecem entre os dias 5 e 21 de agosto, enquanto os Jogos Paralímpicos serão realizados entre 7 e 18 de setembro. Além do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, as competições também serão realizadas em outras partes da cidade: Maracanã, Deodoro e Copacabana.