As imagens, feitas no dia 28 de junho por dois moradores da cidade russa de Chrlak na região de Omsk, mostram um objeto claro se movendo rapidamente no céu escuro, mudando permanentemente a sua forma. Logo após o vídeo ter sido carregado no YouTube, ele se tornou viral, obtendo mais de 50.000 visualizações.
Pyotr Mironov de 22 de idade, o autor do vídeo, disse que o objeto parecia um "tipo de chama", que constantemente "se agitava" no ar.
Os investigadores da Internet supuseram que o objeto poderia ser um "balão de ar quente" ou uma ilusão de ótica causada por defeitos da objetiva da câmara.
O astrônomo siberiano Vladimir Krupko não foi tão crítico em relação aos dois jovens, dizendo que eles podiam mesmo ter visto um objeto misterioso no céu à noite. No entanto, acrescentou, que isso pode ter uma explicação.
"Tenho certeza de que o objeto era uma estrela brilhante filmada com zoom. É por isso que ele apareceu como algo estranho em forma de cone ou de diamante," disse o astrônomo à edição de noticias local OmskZdes. "O fato de que eles filmaram o vídeo usando o zoom não me permite dizer que parte do céu foi filmada."
No entanto, Scott C. Waring, um caçador de ONVIs e um prolífico blogger, afirmou que o objeto voador era um OVNI e que também foi visto em outras partes do mundo, incluindo Taiwan, China e Israel.