Os visitantes do Museu Shchusev de Arquitetura de Moscou têm a possibilidade de fazer uma visita acompanhados por um robô-guia, anunciaram na segunda-feira as autoridades de Moscou.
Alan Tim acompanhará os visitantes durante a nova exposição no museu que é dedicada à história do Metrô de Moscou, que já tem 81 anos de idade. A exibição é chamada de "O Metrô de Moscou — Monumento de Arquitetura Subterrâneo”.
A partir de 14 de julho, o robô irá informar os visitantes sobre novas exposições do museu, que incluem plantas de arquitetura, fotografias antigas e histórias sobre os arquitetos, artistas, engenheiros e construtores que trabalharam para construir o sistema de metrô de Moscou.
O trabalho no museu é um trabalho temporário para Alan Tim, que foi criado por um grupo de engenheiros chamado Promobot, da cidade russa de Perm, e que foi batizado em homenagem ao matemático e cientista da computação, Alan Turing, e a Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web.
Alan Tim foi enviado ao museu da MTI, onde os pesquisadores queriam coletar dados valiosos sobre as particularidades de comunicação do robô com os visitantes do museu que permitam desenvolver a tecnologia robótica.
"Alan Tim tem na sua memória mais de 400 mil palavras e frases diferentes. O robô pode lembrar os nomes de pessoas que tem encontrado, reconhecer rostos e determinar o sexo e a idade das pessoas", explicaram os pesquisadores do departamento de robótica do MTI.