No Irã a notícia causou uma onda de descontentamento e críticas duras aos cinéfilos e profissionais de cinema.
Nas redes sociais, especialmente no Twitter, os iranianos expressam ativamente o seu protesto contra a escolha de DiCaprio para papel de Rumi sob a hashtag #RumiWasntWhite ("Rumi não era branco"). Iranianos também estão irritados pela escolha de Robert Downey Jr. para o papel do professor de Rumi, Shams Tabrizi. A petição na rede social para remover Leonardo DiCaprio do papel de Rumi foi subscrita por mais de 14 mil pessoas.
Thousands sign petition for not casting Leonardo DiCaprio in Rumi https://t.co/CkSZFomDvg via @IndianExpress
— Ashish Raj (@ashish0992) 4 июля 2016 г.
Em uma entrevista à agência Sputnik o famoso diretor e produtor de cinema iraniano Reza Mirkarimi, cujos filmes conseguiram duas vezes conquistar o prémio "Golden St. George" no Festival internacional de cinema de Moscou, falou sobre o tema.
Leia a íntegra dos comentários de Reza Mirkarimi à Sputnik.
"Eu, pessoalmente, não sou otimista com a ideia de fazer um filme como este. Não importa a qualidade da produção. Será que vale a pena revelar a personalidade do poeta místico? Eu duvido", disse o diretor, acrescentando que "Este filme será fora da realidade, deformando a mentalidade do poeta, e o espectador não será capaz de entender a verdadeira personalidade dele e grande riqueza de seus pensamentos sagrados, que o poeta expressava em seu trabalho".