Os helicópteros de combate russos Ka-52K Katran, que estavam inicialmente destinados a serem embarcados nos navios Mistral russos, vão ser embarcados no porta-aviões russo Admiral Kuznetsov em 2016.
O porta-aviões russo Admiral Kuznetsov vai prestar apoio aéreo e pode operar em zonas costeiras. Isso era tudo o que o Mistral podia fazer.
"O embarque combinado de caças Mig-29K e helicópteros de ataque Ka-52K vai aumentar o potencial de combate do cruzador e vai permitir utilizá-lo em um vasto espectro de missões", declarou o antigo chefe dos armamentos do Ministério da Defesa da Federação da Rússia, Anatoly Sitnov, citado pelo jornal Izvestia.
Moscou e Paris romperam oficialmente o contrato de 1,3 bilhões de dólares para a compra dos navios Mistral em agosto de 2015, meses depois de a França suspender a entrega dos porta-helicópteros alegando insatisfação com o suposto envolvimento russo na crise ucraniana. Pela quebra de contrato, Paris foi obrigada a pagar uma indenização no valor de 1 bilhão de dólares.