Quanto tempo tropas canadenses permanecerão na Europa?

© AP Photo / Czarek SokolowskiSoldados estacionam os seus veículos num navio, participando nos exercícios BALTOPS da OTAN no Mar Báltico em 17 de junho, 2015.
Soldados estacionam os seus veículos num navio, participando nos exercícios BALTOPS da OTAN no Mar Báltico em 17 de junho, 2015. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, se recusou a especificar o prazo de permanência das tropas do Canadá na Europa Oriental, informou nesta segunda (4) a agência canadense CBC.

"Estou satisfeito por o Canadá voltar a ter suas forças terrestres na Europa", afirmou Stoltenberg em uma entrevista à CBC.

Na pergunta sobre o prazo de permanência das tropas canadenses na Europa, o chefe da OTAN respondeu: "O prazo ainda não está definido".

© AFP 2023 / EMMANUEL DUNANDSecretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, apresenta o relatório anual da OTAN durante a conferência de imprensa em Bruxelas, Bélgica, 28 de janeiro de 2016
Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, apresenta o relatório anual da OTAN durante a conferência de imprensa em Bruxelas, Bélgica, 28 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil
Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, apresenta o relatório anual da OTAN durante a conferência de imprensa em Bruxelas, Bélgica, 28 de janeiro de 2016

O ministro da Defesa canadense Harjit Singh Sajjan anunciou em 30 de junho que o Canadá vai enviar suas tropas para fortalecer a defesa da OTAN na Europa Oriental.

​Segundo as previsões, no início de 2017 a OTAN irá deslocar quatro batalhões multinacionais de 800 até 1.000 homens cada um para a Letônia, Lituânia, Estônia e Polônia.

Os batalhões vão permanecer em cada região de forma permanente. Os detalhes da localização serão anunciados na cúpula da OTAN que será realizada em Varsóvia em 8-9 de julho.

Em janeiro de 2015, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, confirmou os planos de criação de postos de comando e de forças de reação rápida em seis países da Europa Oriental (Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Polônia e Bulgária).

Soldado polonês junto às bandeiras da OTAN, Polônia e EUA em Swidwin, Polônia, 23 de abril 2014 - Sputnik Brasil
OTAN obrigará Rússia a 'se esquecer das ameaças à Polônia'
Segundo Stoltenberg, o "conceito estratégico" de sua organização não sofreu mudanças em relação à Rússia. Ele ressaltou que a OTAN não busca "um confronto" nem pretende fomentar "uma nova corrida armamentista".

A OTAN tem afirmado várias vezes sobre a intenção de deslocar suas tropas para a Europa Oriental. Por sua vez, Moscou expressou o descontentamento com as iniciativas da Aliança destinadas a aumentar a presença militar na fronteira com a Rússia, e afirmou que tais ações são uma ameaça aos seus interesses e segurança nacional.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала