No âmbito da 59ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre os Usos Pacíficos do Espaço Sideral (COPUOS), vários países como EUA, Grã-Bretanha, Japão, Itália, Espanha e Austrália pediram a revisão dos princípios de utilização de propulsores nucleares no espaço, diz um relatório publicado pela Assembleia-Geral Das Nações Unidas.
"Diversas delegações solicitaram que a Comissão dos Assuntos Jurídicos examinasse o âmbito de utilização segura de fontes da energia atômica no espaço", indica o documento.
O jornal russo Izvestia estima que a iniciativa de levantar a questão constitua uma reação ao projeto russo destinado à criação de um aparelho espacial dotado de um propulsor nuclear no horizonte de 2025. Nesta altura a Rússia é o único país que está realizando pesquisas nesta área.
O jornal recorda que em 1978 o satélite soviético Cosmos 954 caiu em um território isolado no norte do Canadá, provocando a dispersão de combustível radioativo em uma vasta área. A URSS pagou mais de $ 10 milhões em compensação a Ottawa.