A respectiva informação foi divulgada pela empresa construtora Almaz-Antey por via de um comunicado.
"O consórcio VKO [sigla em russo para defesa aeroespacial] Almaz-Antey, no âmbito das obrigações do contrato público de defesa, entregou ao Ministério da Defesa da Rússia, antes do prazo, o primeiro conjunto de 2016 de sistemas de defesa antimíssil S-400 Triumph", diz o comunicado.
"O consórcio cumpre suas obrigações perante o Ministério da Defesa da Rússia seguindo rigorosamente as condições do contrato público. Graças ao trabalho coordenado e intenso de um coletivo de muitos milhares de pessoas, a maioria dos contratos estatais são por nós cumpridos antes do prazo," foram as palavras da diretora executiva Yana Novikova.
Cabe também mencionar que no ano corrente o consórcio planeja entregar às Forças Armadas russas cinco regimentos de sistemas de defesa antiaérea S-400. Anteriormente o maior fornecimento foi feito em 2015, quando a Almaz-Antey entregou ao Ministério da Defesa três regimentos. Novikova também não excluiu a possibilidade de que a próxima entrega de S-400 possa ser feita até finais de julho.
O sistema S-400 Triumph foi criado para abater os chamadas aviões "jammers" (quer dizer, os que criam obstáculos), aviões de reconhecimento, de verificação e controle por radar, aparelhos de aviação estratégica e tática, mísseis balísticos táticos e tático-operativos, mísseis balísticos de médio alcance, alvos hipersônicos e outros meios modernos e perspectivos de ataque aéreo.