Na sexta-feira próxima o evento alusivo à cúpula dos líderes da OTAN na Polônia contará com a participação do primeiro-ministro sueco Stefan Lofven e do presidente finlandês Sauli Niinisto, como convidados pessoais do secretário-geral da OTAN e ex-primeiro-ministro da Noruega Jens Stoltenberg.
“A Suécia e a Finlândia são amigos próximos da OTAN. Os amigos próximos são convidados para o almoço e é isso que fazemos”, disse Stoltenberg em coletiva de imprensa antes da cúpula da OTAN em Varsóvia, citado pelo jornal sueco Aftonbladet.
O ex-primeiro-ministro da Noruega chamou a Suécia e Finlândia de “parceiros muito próximos”, destacando sua contribuição a várias operações da aliança, inclusive no Afeganistão. De acordo com Stoltenberg, a Suécia e a Finlândia são parceiros cruciais no que diz respeito à segurança e estabilidade na região do Báltico.
As cúpulas da OTAN entre os chefes de Estado e de governo dos países que integram o bloco acontecem uma vez em cada dois anos. Desta vez será na Polônia, nos dias 8-9 de julho. Além da cúpula, está prevista uma série de eventos paralelos.