Pequim exorta EUA a não interferirem na disputa no mar do Sul da China

© AFP 2023 / STRMar do Sul da China
Mar do Sul da China - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi exortou Washington, em conversa telefônica com o secretário do Estado John Kerry, a não interferir na disputa territorial no mar do Sul da China.

Segundo diz o comunicado publicado na página oficial da Chancelaria da China, a iniciativa da conversa pertenceu aos EUA.

"O ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi expressou a esperança de que a parte americana mantenha plenamente a promessa de manter a neutralidade na disputa territorial no mar do Sul da China", diz o comunicado.

China realiza exercícios militares no Mar da China Meridional - Sputnik Brasil
Pequim aprecia palavras de Lavrov sobre disputa do mar do Sul da China
O ministro chinês também expressou a esperança de que os EUA "tenham cuidado com as suas declarações e ações" e não tomem quaisquer medidas que violem os interesses de segurança da China.

Sobre o processo apresentado pelas Filipinas na arbitragem internacional, ele disse que Pequim pretende defender os seus interesses legítimos.

Por sua vez Kerry declarou que compreende a posição da parte chinesa sobre a arbitragem, exortando todas as partes a mostrarem moderação e a decidirem o litígio por meios diplomáticos.

Caças F-15 japoneses - Sputnik Brasil
Japão nega uso de radares ativos contra caças chineses sobre mar da China Oriental
Em janeiro de 2013, as Filipinas interpuseram um processo arbitragem internacional. Pequim se recusa categoricamente de participar e acredita que o juiz do Tribunal de Haia não tem autoridade para decidir as disputas territoriais.

A China tem divergências com países vizinhos como Japão, Vietnã, e Filipinas quanto às fronteiras marítimas e áreas de responsabilidade no mar do Sul da China e no mar da China Oriental.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала