Rússia pode se tornar o maior produtor de hélio do mundo

© Sputnik / Igor Zarembo / Acessar o banco de imagensReservatório subterráneo de gás
Reservatório subterráneo de gás - Sputnik Brasil
Nos siga no
As reservas deste gás no Sudeste da Sibéria são três vezes maiores do que se pensava.

A planta de processamento de gás de Amur divulgou informação mais precisa sobre as jazidas de gás da região: o volume de extração de hélio pode atingir 180 milhões de metros cúbicos, em vez dos 60 milhões previstos recentemente.

© Sputnik / Vitaly AnkovUnidade de separação de gás na estação de gasoduto
Unidade de separação de gás na estação de gasoduto - Sputnik Brasil
Unidade de separação de gás na estação de gasoduto

Segundo o chefe de marketing e exportações da Gazprom Export, Andrei Blinov, “o mercado de hélio se encontra em uma situação sem precedentes, podemos oferecer ao mercado qualquer quantidade deste gás”.

O representante da empresa também mencionou que os principais mercados de hélio são, em particular, a China, o Japão, a Coreia do Sul e Taiwan.

Distribuição russa de gás - Sputnik Brasil
Gazprom aumenta em 19,8% sua exportação de gás
A construção da planta de processamento de gás de Amur começou em outubro do ano passado. Segundo os planos da Gazprom, a produção de hélio será lançada em 2021. O hélio será transportado em cilindros especiais, nos quais pode ser armazenado durante 40 dias. A capacidade de cada cilindro de hélio é de 38 mil litros de gás líquido. O preço por litro de hélio líquido atinge cerca de $26. Cada cilindro é vendido ao preço de cerca de $1 milhão (R$ 3,3 milhões). Todo o projeto da planta é estimado em 790 bilhões de rublos (R$ 40 bilhões).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала