A mostra reúne uma seleção de 1.300 itens da coleção de mais de 70 mil objetos esportivos que pertencem ao colecionador Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), além de presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Roberto Gesta de Melo também foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Estado do Amazonas.
Os visitantes vão poder ver selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais, além de réplicas táteis de algumas peças expostas, promovendo a inclusão de deficientes visuais.
Entre os destaques da exposição estão uma folha de Louro de Ouro original usado em premiações antigas; uma medalha de papel, cunhada em um campo de concentração, pelos prisioneiros na 2ª Guerra Mundial; e um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com hieróglifos e figuras praticando esportes.
A Exposição “Esporte Movimento” vai ficar aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.