Na última quinta-feira (7), cinco policiais foram mortos em Dallas, no Texas, por um veterano de guerra do exército norte-americano, que alegou estar se vingando dos “brancos”. Ele disparou contra cinco policiais que faziam parte do cordão de segurança que protegia uma manifestação pacífica.
Com os protestos contra a atuação policial se intensificando em todo o país, a polícia americana planeja outras formas de proteção que possam impedir que policiais sejam vítimas de agressões ou atentados. A polícia de Indianapolis, no estado de Indiana, está considerando a possibilidade de utilizar, de forma intensiva, robôs com bombas que podem ser detonadas a distância.
O robô foi usado pela primeira vez nos Estados Unidos, em Dallas, na quinta-feira passada, contra o veterano de guerra Micah Xavier Johnson, depois que ele atirou e matou os cinco policiais. Antes de acionar o robô, a polícia tentou negociar para que o atirador se entregasse. Como não obteve êxito, a polícia usou o robô para matá-lo.