"Não tem nenhuma condição para que o México pague o muro. Esta decisão compete ao governo dos Estados Unidos", afirmou Pena Nieto em uma entrevista à CNN nesta segunda (11).
Artists built this Donald Trump-inspired border wall and sent the bill to Mexico's president https://t.co/zar91AOM7P pic.twitter.com/Gkz912Fi4v
— The New York Times (@nytimes) 11 июля 2016 г.
Em fevereiro, Pena Nieto criticou a proposta polémica de Trump sobre a necessidade de construir na fronteira entre os dois países um muro para prevenir a migração ilegal.
O chefe de Estado mexicano também afirmou que Trump não deve generalizar, falando sobre os mexicanos como criminosos e traficantes de drogas. "Não se pode concordar com tais comentários", disse Pena Nieto.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos serão realizadas em 8 de novembro. Os candidatos republicanos e democratas serão determinados nos congressos dos partidos em julho. Donald Trump e Hillary Clinton quase garantiram a vitória dentro de seus partidos. De acordo com as últimas pesquisas de opinião pública, os dois candidatos têm quase o mesmo nível de apoio entre os eleitores, mas a ex-secretária de Estado fica 1-2% à frente de Trump.