Presidente do México: país não vai pagar construção de muro na fronteira com EUA

© flickr.com / Antony StanleyZócalo, cidade de México
Zócalo, cidade de México - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente mexicano Enrique Pena Nieto rejeitou categoricamente a possibilidade de pagar a construção de um muro na fronteira com os EUA, como sugeriu o presidenciável estadunidense Donald Trump.

"Não tem nenhuma condição para que o México pague o muro. Esta decisão compete ao governo dos Estados Unidos", afirmou Pena Nieto em uma entrevista à CNN nesta segunda (11).

​Em fevereiro, Pena Nieto criticou a proposta polémica de Trump sobre a necessidade de construir na fronteira entre os dois países um muro para prevenir a migração ilegal.

O chefe de Estado mexicano também afirmou que Trump não deve generalizar, falando sobre os mexicanos como criminosos e traficantes de drogas. "Não se pode concordar com tais comentários", disse Pena Nieto.

Donald Trump - Sputnik Brasil
Donald Trump quer forçar o México a construir muro na fronteira com os EUA
O presidente mexicano disse que a prosperidade e a segurança dos EUA dependem diretamente do bem-estar de seus vizinhos. "Isto é o que nós construímos: coordenação, cooperação e assistência mútua na área da segurança", disse ele.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos serão realizadas em 8 de novembro. Os candidatos republicanos e democratas serão determinados nos congressos dos partidos em julho. Donald Trump e Hillary Clinton quase garantiram a vitória dentro de seus partidos. De acordo com as últimas pesquisas de opinião pública, os dois candidatos têm quase o mesmo nível de apoio entre os eleitores, mas a ex-secretária de Estado fica 1-2% à frente de Trump.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала