A ocorrência mais recente aconteceu na segunda-feira (11). Uma mochila com roupas foi deixada em uma região próxima ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).
Na semana passada, uma outra bolsa foi encontrada próximo a um supermercado no Bairro de Flores e também gerou medo na população, mas após verificação do Esquadrão anti-bombas, foi verificado que a bolsa continha apenas objetos pessoais de um morador de rua.
A cidade de Manaus vai receber dois jogos do torneio feminino dentro dos Jogos Olímpicos. A seleção brasileira joga contra a África do Sul no dia 9 de agosto, às 21h, na Arena da Amazônia. No mesmo dia, Estados Unidos e Colômbia se enfrentam às 18h.
Através de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que nenhuma das ocorrências foram considerada como bomba. O Secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes informou que em todos os casos, o grupamento Marte seguiu com rigor os protocolos internacionais de atendimento para esse tipo de chamada, isolando a área e realizando a destruição do material.
"Nós sabemos do incômodo que ocorrências como esta causam, principalmente, na questão do trânsito, mas o Marte tem seguido de forma exemplar todos os protocolos", disse Fontes.
Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança, das cinco suspeitas de bomba, em apenas uma foi encontrada pequena quantidade de pólvora negra, sem representar risco de explosão. Uma caixa com os supostos explosivos estava em frente a igreja Paróquia de São Pedro, no bairro Petrópolis. O Secretário Sérgio Fonte disse ainda que todas as denúncias feitas avisando sobre os possíveis artefatos estão sendo investigadas.
"Todos os casos estão sendo investigados separadamente, e os que forem comprovados que se tratou de um trote, o autor irá responder por esse crime, que consideramos grave, pelo transtorno que causa à cidade."
De acordo com a Secretaria de Segurança do Amazonas, mais de 40 órgãos das esferas federal, estadual e municipal fazem parte da operação integrada de segurança para os Jogos Olímpicos em Manaus. Entre eles instituições do Sistema de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnico-Científica), Forças Armadas, e órgãos das áreas de Inteligência, Mobilidade, Fiscalização, Defesa do Consumidor e Saúde.