- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Deputados definem novo presidente da Câmara

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil / Acessar o banco de imagensCâmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Câmara dos Deputados elege hoje o seu novo presidente. Ao todo, 17 parlamentares se inscreveram na disputa, mas Beto Mansur, Maria do Rosário e Fausto Pinato acabaram desistindo. O candidato eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última semana à Presidência da Casa.

Cada candidato terá 10 minutos para discursar no Plenário, de acordo com a ordem definida mais cedo em sorteio. A votação começará logo em seguida, em caráter secreto, nas urnas eletrônicas. Se ninguém conseguir a maioria dos votos dos deputados presentes, haverá um segundo turno entre os dois candidatos mais bem votados, uma hora depois do encerramento da primeira votação.

José Carlos Aleluia (DEM-BA) - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Aleluia: Novo presidente deve trazer de volta a normalidade para a Câmara

Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa. A expectativa é a de que a escolha do novo presidente seja definida só na madrugada desta quinta-feira. A sessão estava marcada inicialmente para as 16h, mas, por conta de atrasos nas discussões da Comissão de Constituição e Justiça, o início dos trabalhos foi remarcado para as 19h e, posteriormente, para as 17h30.

Participam da eleição os seguintes deputados:

Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO). Ex-PTB e PMDB, foi duas vezes vereador em Palmas, capital do Tocantins, três vezes deputado estadual, duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e governador de Tocantins. Atualmente, exerce seu primeiro mandato de deputado federal.

Carlos Manato (SD-ES). Deputado desde 2003, quando se elegeu pelo PDT, antes de ir para o Solidariedade, já integrou a Mesa Diretora da Casa como suplente por duas vezes. Ele é médico e sindicalista de sua categoria.

Cristiane Brasil (PTB-RJ). Está em seu primeiro mandato na Casa. Ela já foi vereadora no Rio de Janeiro, secretária extraordinária da Terceira Idade e secretária especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da prefeitura do Rio de Janeiro.

Esperidião Amin (PP-SC). Está no seu terceiro mandato na Câmara, já foi governador de Santa Catarina e por duas vezes foi prefeito de Florianópolis (SC). É advogado, professor universitário e administrador.

Evair Vieira de Melo (PV-ES). Em sua primeira legislatura, ele é vice-líder do Partido Verde na Câmara. É técnico agrícola e administrador de empresas. Já foi secretário municipal de Agricultura de Venda Nova do Imigrante (ES) e diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Fábio Ramalho (PMDB-MG). Está no seu terceiro mandato na Casa. Formado em Direito, já foi prefeito do município de Malacacheta (MG) no período de 1997 a 2004. 

Fernando Giacobo (PR-PR). É empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos e ligado à bancada do agronegócio na Casa. Foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Gilberto Nascimento (PSC-SP). Advogado e delegado de polícia, está em sua segunda legislatura como deputado federal. Foi três vezes vereador de São Paulo e duas vezes deputado estadual por São Paulo. Já foi do PMDB e do PSB antes de ingressar no Partido Social Cristão.

Luiza Erundina (Psol-SP). Deputada há cinco mandatos, é suplente da atual Mesa Diretora. Já foi filiada ao PT (1980-1997) e ao PSB (1997-2016). Foi prefeita de São Paulo de 1989 a 1992, além de vereadora (1983 a 1987) e deputada estadual (1987 a 1988). Também foi ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco (1993). Ingressou no Psol neste ano.

Marcelo Castro (PMDB-PI). É médico e professor da Universidade Federal do Piauí. Já foi deputado estadual. Se destacou na Câmara dos Deputados como presidente da CPI que investigou os acidentes aéreos em 2007 e como relator da última versão da reforma política.

Miro Teixeira (Rede-RJ). É jornalista e advogado, é o Decano da Câmara e cumpre o 11º mandato como deputado federal. Foi parlamentar Constituinte e ministro das Comunicações no primeiro ano do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, integra a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados e a Comissão Mista de Regulamentação da Constituição e Consolidação das Leis.

Orlando Silva (PCdoB-SP). Está em seu primeiro mandato na Casa. Natural de Salvador (BA), foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi vereador pela cidade de São Paulo e ministro dos Esportes no governo Lula (2006-2011). Na Câmara, foi vice-líder do governo e, agora, é vice-líder da Minoria.

Rogério Rosso (PSD-DF). Natural do Rio de Janeiro, é advogado e músico e está no seu segundo mandato como deputado federal. Foi governador do Distrito Federal, secretário de Desenvolvimento Econômico de Joaquim Roriz e presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) no governo de José Roberto Arruda. É o atual líder do seu partido na Casa. Recentemente, presidiu a comissão especial que aprovou a abertura de processo de impeachment contra a presidenta afastada Dilma Rousseff.

Rodrigo Maia (Dem-RJ). Está em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi o primeiro a assumir, em 2007, a Presidência Nacional do Democratas. Foi líder da bancada na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала