Cada candidato terá 10 minutos para discursar no Plenário, de acordo com a ordem definida mais cedo em sorteio. A votação começará logo em seguida, em caráter secreto, nas urnas eletrônicas. Se ninguém conseguir a maioria dos votos dos deputados presentes, haverá um segundo turno entre os dois candidatos mais bem votados, uma hora depois do encerramento da primeira votação.
Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa. A expectativa é a de que a escolha do novo presidente seja definida só na madrugada desta quinta-feira. A sessão estava marcada inicialmente para as 16h, mas, por conta de atrasos nas discussões da Comissão de Constituição e Justiça, o início dos trabalhos foi remarcado para as 19h e, posteriormente, para as 17h30.
Participam da eleição os seguintes deputados:
Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO). Ex-PTB e PMDB, foi duas vezes vereador em Palmas, capital do Tocantins, três vezes deputado estadual, duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e governador de Tocantins. Atualmente, exerce seu primeiro mandato de deputado federal.
Carlos Manato (SD-ES). Deputado desde 2003, quando se elegeu pelo PDT, antes de ir para o Solidariedade, já integrou a Mesa Diretora da Casa como suplente por duas vezes. Ele é médico e sindicalista de sua categoria.
Cristiane Brasil (PTB-RJ). Está em seu primeiro mandato na Casa. Ela já foi vereadora no Rio de Janeiro, secretária extraordinária da Terceira Idade e secretária especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da prefeitura do Rio de Janeiro.
Esperidião Amin (PP-SC). Está no seu terceiro mandato na Câmara, já foi governador de Santa Catarina e por duas vezes foi prefeito de Florianópolis (SC). É advogado, professor universitário e administrador.
Evair Vieira de Melo (PV-ES). Em sua primeira legislatura, ele é vice-líder do Partido Verde na Câmara. É técnico agrícola e administrador de empresas. Já foi secretário municipal de Agricultura de Venda Nova do Imigrante (ES) e diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Fábio Ramalho (PMDB-MG). Está no seu terceiro mandato na Casa. Formado em Direito, já foi prefeito do município de Malacacheta (MG) no período de 1997 a 2004.
Fernando Giacobo (PR-PR). É empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos e ligado à bancada do agronegócio na Casa. Foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Gilberto Nascimento (PSC-SP). Advogado e delegado de polícia, está em sua segunda legislatura como deputado federal. Foi três vezes vereador de São Paulo e duas vezes deputado estadual por São Paulo. Já foi do PMDB e do PSB antes de ingressar no Partido Social Cristão.
Luiza Erundina (Psol-SP). Deputada há cinco mandatos, é suplente da atual Mesa Diretora. Já foi filiada ao PT (1980-1997) e ao PSB (1997-2016). Foi prefeita de São Paulo de 1989 a 1992, além de vereadora (1983 a 1987) e deputada estadual (1987 a 1988). Também foi ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco (1993). Ingressou no Psol neste ano.
Marcelo Castro (PMDB-PI). É médico e professor da Universidade Federal do Piauí. Já foi deputado estadual. Se destacou na Câmara dos Deputados como presidente da CPI que investigou os acidentes aéreos em 2007 e como relator da última versão da reforma política.
Miro Teixeira (Rede-RJ). É jornalista e advogado, é o Decano da Câmara e cumpre o 11º mandato como deputado federal. Foi parlamentar Constituinte e ministro das Comunicações no primeiro ano do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, integra a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados e a Comissão Mista de Regulamentação da Constituição e Consolidação das Leis.
Orlando Silva (PCdoB-SP). Está em seu primeiro mandato na Casa. Natural de Salvador (BA), foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi vereador pela cidade de São Paulo e ministro dos Esportes no governo Lula (2006-2011). Na Câmara, foi vice-líder do governo e, agora, é vice-líder da Minoria.
Rogério Rosso (PSD-DF). Natural do Rio de Janeiro, é advogado e músico e está no seu segundo mandato como deputado federal. Foi governador do Distrito Federal, secretário de Desenvolvimento Econômico de Joaquim Roriz e presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) no governo de José Roberto Arruda. É o atual líder do seu partido na Casa. Recentemente, presidiu a comissão especial que aprovou a abertura de processo de impeachment contra a presidenta afastada Dilma Rousseff.
Rodrigo Maia (Dem-RJ). Está em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi o primeiro a assumir, em 2007, a Presidência Nacional do Democratas. Foi líder da bancada na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da Desvinculação de Receitas da União (DRU).