Freira é acusada por ter ajudado ex-governante kirchnerista a esconder dinheiro (VÍDEO)

© AFP 2023 / GABRIEL BOUYSUma freira
Uma freira - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Promotoria da Argentina tenciona interrogar a esposa do ex-secretário de Obras Públicas do governo kirchnerista José López e uma freira que teria ajudado o antigo alto funcionário a ocultar dinheiro indevidamente obtido.

A Sputnik soube de fontes próximas da investigação que a acusação considera que "a freira Celia Inés Aparicio tomou os sacos nas mãos com a naturalidade de quem colabora para ocultar um crime".

Lápides ao nascer do sol em um complexo memorial perto de Srebrenica, a 150 km de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina - Sputnik Brasil
Bósnia: Polícia captura seis ex-soldados suspeitos de crimes de guerra
Foi um vídeo divulgado no YouTube em 12 de julho, e filmado em 14 de junho, que mostra José López entregando uns sacos, bastante pesados, pelos vistos a uma freira furtiva na porta do convento da Nossa senhora de Fátima. Ele depositou os sacos na porta, junto a um fuzil-metralhadora calibre.22, segundo várias fontes, para que a suposta cúmplice transferisse os sacos para dentro do prédio.

Isso aconteceu às 4h40 daquela madrugada.

O promotor Federico Delgado acredita que a visita foi feita "de uma forma planificada e com o consentimento das freiras".

"Elas o aguardaram, antes tinham conversado por telefone, abriram as portas para ele de madrugada e tentaram impedir a chegada das forças de segurança", diz o comunicado oficial da promotoria.

A polícia chegou logo depois, em 10 minutos, para detê-lo. López, segundo o promotor, "zombou da polícia naquela noite, se identificando como 'Monsenhor Laguna'".

Segundo os dados disponíveis, os sacos escondiam 9 milhões de dólares.

Federico Delgado solicitou que a freira Alba Día de España Martínez, a madre superiora do convento, seja examinada por médicos para determinar se ela poderia ser submetida ao processo judicial. Delgado insiste que "testemunhas revelam que [ela] não pode dirigir suas ações por si própria".

Liga Mundial de Vôlei em Tampere, na Finlândia (2013) - Sputnik Brasil
Jogadores de vôlei da seleção cubana são detidos na Finlândia por suspeita de estupro
A madre Alba é uma das três freiras que moram no convento de modo permanente. Todas negam qualquer colaboração com López, insistindo que o mesmo só as visitara algumas vezes para trazer alimentação e outros objetos de primeira necessidade.

Por outro lado, a implicação da mulher do ex-secretário foi confirmada para Delgado, pelo fato de terem mantido, ela com López, uma comunicação telefônica quase permanente.

"Houve um contato fluído — tanto pessoal, como telefônico — entre ambos nas horas anteriores à detenção de López e também quando ele ocultou o dinheiro", alega o promotor.

O processo de López está a cargo do juiz Daniel Rafecas, que decretou para o acusado prisão preventiva em 30 de junho. Ele está cumprindo preventiva em uma prisão na província de Buenos Aires.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала