"Essas plantas são até agora a única evidência direta do fato de o entendimento existente sobre os homens pré-históricos ser realmente verdadeiro. Pelo menos um dos nossos parentes antigos, que viveu na Terra 1,5 milhões de anos, andou da mesma maneira que nós fazemos isso hoje", disse Kevin Hatala da Universidade George Washington (EUA).
O Homo erectus apareceu no leste e no sul de África cerca de 1,8-2 milhões anos atrás. Esta espécie é considerada o inventor das primeiras ferramentas complexas, o pioneiro do fogo e o primeiro cozinheiro a aprender o segredo de cozinhar.
Este espaço em branco da paleontologia foi preenchido pelo grupo de Hatala, que descobriu no norte do Quênia, num lugar chamado Ileret, camadas de rochas sedimentárias, que se formaram 1,5 milhões de anos atrás, em que ficaram marcadas as plantas dos pés de vários adultos Homo erectus.
Isto lhes permitiu não só "ler" a forma de andar do Homo erectus, mas também revelar alguns dos detalhes de sua vida social e determinar seu tamanho e peso.
O Homo erectus era mais baixo do que os humanos modernos — seu peso em média era de 49 kg. Os cientistas concluem que, aparentemente, já há 1,5 milhões de anos que os homens começaram adquirindo o tipo de aparência que nos é habitual, se reunir em sociedade e andar da mesma maneira que nós.