A Sputnik apresenta os comentários do jornalista:
"Não se pode dizer que nos últimos anos o Irã tenha avançado na ciência espacial. Será um exagero, se formos pensar assim. O que pode ser classificado com um avanço é que o Irã conseguiu lançar o satélite da fabricação nacional Fajr e a cápsula biológica", disse ele.
"É evidente que o Irã está longe de países como o Japão. É mais provável que o 11º lugar no ranking mundial signifique que o Irã subiu três posições no ranking dos países que tinham realizado lançamentos orbitais de satélites".
Vamos recordar os resultados da exploração espacial iraniana no século XXI.
A República Islâmica do, Irã desde a inauguração da Agência Espacial do Irã e adaptação do primeiro plano de desenvolvimento para cinco anos, conseguiu se tornar em o sexto país a lançar animais para o espaço. Esse foi o primeiro voo suborbital da nave espacial Kaveshgyar-3 com cápsula biológica com rato, tartaruga e minhocas. A cápsula biológica regressou posteriormente à Terra com todos os animais sãos e salvos.
Durante os últimos três anos, a Agência Espacial do Irã realizou três lançamentos de satélites orbitais de construção totalmente nacional.
Segundo previsões da mídia iraniana, o próximo objetivo do país será a realização de um voo tripulado ao espaço aberto.