Sabedores de que o clube do Rio de Janeiro, criado em 2013, adotou o nome Lokomotiv para expressar sua admiração pela equipe de Yaroslavl, os torcedores da Rússia se uniram, encomendaram uniformes especiais para os atletas brasileiros e enviaram para eles o traje completo para a prática do hóquei.
A solenidade oficial de entrega dos uniformes vai acontecer neste domingo, 17, na Sociedade Civil Mandala, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O cônsul-geral da Federação Russa no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, é esperado na cerimônia, já que, segundo Daniel Baptista, dirigente e jogador do Lokomotiv Rio, “o Sr. Tokmakov foi decisivo para que a equipe brasileira recebesse este presente dos torcedores russos do Lokomotiv Yaroslavl”.
“Os torcedores, jogadores e dirigentes do Lokomotiv Yaroslavl nos descobriram no final de 2015, quando uma das mais prestigiosas emissoras de TV da Rússia fez uma grande reportagem com o Lokomotiv Rio”, conta Daniel Baptista, em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil. “Nós soubemos que a matéria foi muito bem recebida na Rússia, e ela foi primordial para consolidar a nossa aproximação com os russos, que têm no hóquei um dos seus esportes favoritos.”
“Os torcedores russos gostaram tanto de nós”, relata Daniel, “que decidiram se cotizar, arrecadaram fundos, mandaram fazer os uniformes com os nossos nomes e nos enviaram de presente. Tudo para agradecer a nossa homenagem ao Lokomotiv Yaroslavl. Foi um gesto que nos emocionou muito.”
A aproximação efetiva do Lokomotiv Rio com a Rússia teve início há mais de dois anos e segundo Daniel Baptista os contatos diretos com os russos começaram em 2014, com a vinda da Seleção da Rússia ao Brasil para participar da Copa do Mundo FIFA. No ano seguinte, a equipe da emissora russa de televisão veio ao Brasil, conheceu o time e documentou tudo, registrando o treinamento dos atletas, a participação dos dirigentes e a atuação do público, que, desde a formação do Lokomotiv Rio, em 2013, acompanha os jogos, os treinos, e recebe aulas do que é de como se deve jogar hóquei.
Atualmente, de acordo com as informações de Daniel, o Lokomotiv Rio conta com escolinha de hóquei no gelo para crianças e treinamento de hóquei inline para adultos. O time participa de torneios Brasil afora e tem como principal objetivo o desenvolvimento destas modalidades e a construção de uma arena própria para a prática do hóquei no gelo. Além disso, o clube tem 10 jogadores na Seleção Brasileira de Hóquei no Gelo.
A solenidade oficial de entrega dos uniformes vai acontecer neste domingo, 17, às 15h, na Socima – Sociedade Civil Mandala, Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 777, Barra da Tijuca, Rio.
A homenagem do time carioca ao seu homônimo da cidade de Yaroslavl se refere ao trágico acidente aéreo que vitimou a delegação da equipe russa em 7 de dezembro de 2011. A delegação estava a bordo de um Yak-42, da empresa russa Yakovlev, que seguiria do aeroporto de Yaroslavl rumo a Minsk, na Bielorrússia, onde a equipe russa faria a partida de abertura da temporada 2011-2012 do Campeonato de Hóquei no Gelo. Nos preparativos para a decolagem, o piloto perdeu o controle da aeronave, que deixou a pista e se chocou contra uma torre do Aeroporto Tunoshna, explodindo com o impacto. Das 45 pessoas que estavam a bordo, 43 morreram carbonizadas. Sobreviveram ao acidente o jogador Aleksander Galimov, que morreu cinco dias depois no hospital em que estava internado com graves queimaduras em 80% do corpo, e o engenheiro de voo Aleksander Sizov, morto meses depois, em razão das queimaduras e das demais complicações resultantes do acidente.