“É muito importante que os passageiros contribuam para que o embarque ocorra de forma eficiente e segura”, disse a agência, em nota.
Além da verificação de bagagens por meio de raio X e inspeção manual, os passageiros poderão ser requisitados a passar pelo scanner corporal ou por uma revista física aleatória, em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes de segurança, mas sempre com a presença de uma testemunha.
Segundo relata a Agência Brasil, a retirada de computadores portáteis e de outros dispositivos eletrônicos do interior das bagagens de mão também será obrigatória na passagem pelo raio X para voos domésticos.
De acordo com a ANAC, o reforço nos procedimentos de segurança não está ligado aos Jogos Olímpicos no Rio ou a qualquer outro fator externo.
“As medidas estão sendo adotadas em função da atualização normativa sobre a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, necessária para a melhoria contínua da segurança do transporte aéreo a todos os passageiros”, explicou a agência.