A instituição é agora o primeiro de seu tipo na Índia. O seu orçamento foi fixado em 38 milhões de rupias por ano ($ 550,000).
"O Gabinete decidiu instituir o Ministério da Felicidade no nosso estado", disse o ministro-chefe do Madhya Pradesh, Shivraj Singh Chouhan, após a decisão do gabinete. Ele será o dirigente da nova entidade.
O governo planeja gastar dinheiro para formar uma comissão de especialistas que vão determinar o nível de felicidade no país e dar sugestões sobre como as pessoas podem ser mais felizes.
O ministro-chefe Chouhan acrescentou que, "além das necessidades básicas de alimentação, vestuário e moradia, as pessoas precisam de algo mais para serem felizes em suas vidas".
Madhya Pradesh becomes first state to have 'Happiness Department' pic.twitter.com/xrRXtVlmFT
— TIMES NOW (@TimesNow) 15 июля 2016 г.
"Normalmente, a felicidade é medida a partir da taxa de crescimento económico, o que não é inteiramente correto já que no nosso país durante muitos anos se acreditava o contrário. Há algo mais que pode trazer a felicidade na vida das pessoas", afirmou o novo ministro.
"Em um estado onde as pessoas estão em lágrimas todo o tempo, onde as pessoas são afetadas pela fome, a criação de um ministério da felicidade é como esfregar sal nas feridas do povo ", disse o porta-voz do Congresso, K. K. Mishra.
O salário médio mensal dos cidadãos indianos é de 20.000 rupias ($ 295).