Estado indiano estabelece 'Ministério da Felicidade'

© AFP 2023 / PUNIT PARANJPEFãs indianos acenam bandeiras nacionais depois que a Índia ganhou o jogo na Copa do Mundo de Cricket 2015 cricket contra o Paquistão, nas ruas de Mumbai. 15, fevereiro, 2015
Fãs indianos acenam bandeiras nacionais depois que a Índia ganhou o jogo na Copa do Mundo de Cricket 2015 cricket contra o Paquistão, nas ruas de Mumbai. 15, fevereiro, 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O "Ministério da Felicidade" foi criado para medir a alegria na vida das pessoas no estado indiano de Madhya Pradesh.

A instituição é agora o primeiro de seu tipo na Índia. O seu orçamento foi fixado em 38 milhões de rupias por ano ($ 550,000).

"O Gabinete decidiu instituir o Ministério da Felicidade no nosso estado", disse o ministro-chefe do Madhya Pradesh, Shivraj Singh Chouhan, após a decisão do gabinete. Ele será o dirigente da nova entidade.

O governo planeja gastar dinheiro para formar uma comissão de especialistas que vão determinar o nível de felicidade no país e dar sugestões sobre como as pessoas podem ser mais felizes.

O ministro-chefe Chouhan acrescentou que, "além das necessidades básicas de alimentação, vestuário e moradia, as pessoas precisam de algo mais para serem felizes em suas vidas".

"Normalmente, a felicidade é medida a partir da taxa de crescimento económico, o que não é inteiramente correto já que no nosso país durante muitos anos se acreditava o contrário. Há algo mais que pode trazer a felicidade na vida das pessoas", afirmou o novo ministro.

Hindus vestidos como Senhor Krishna e Radha se reúnem durante uma Gho Puja - adoração da vaca - por ocasião da Gopal Ashtami em Jodhpur em 19 de Novembro de 2015. - Sputnik Brasil
Animal sagrado e no poder: indianos querem criar Ministério das Vacas
A criação deste ministério, no entanto, foi criticada como uma manobra para desviar a atenção do esquema de Vyapam, um escândalo de corrupção relativo aos exames de admissão para funcionários públicos e outros cargos bem pagos. Na sequência do escândalo, entre 20 e 40 pessoas morreram em circunstâncias misteriosas.

"Em um estado onde as pessoas estão em lágrimas todo o tempo, onde as pessoas são afetadas pela fome, a criação de um ministério da felicidade é como esfregar sal nas feridas do povo ", disse o porta-voz do Congresso, K. K. Mishra.

O salário médio mensal dos cidadãos indianos é de 20.000 rupias ($ 295).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала