A agência aeroespacial estadunidense emitiu um roteiro do programa cientifico. Ele será lançado em 2020 para pousar em Marte em fevereiro 2021. Foi publicada uma imagem do futuro rover. Todas as fases preliminares de preparação já estão concluídas.
Como o Mars 2020 é o “herdeiro” da missão Curiosity, a estrutura e alguns elementos do novo rover são muito semelhantes ao que foi utilizado no rover Curiosity. O Mars 2020 irá recolher amostras do solo marciano e ver se elas têm sinais de vida microbiana. O Curiosity não tinha tal objetivo na sua missão. As amostras serão algum tempo depois enviadas para a Terra para nova inspeção.
“A missão Mars 2020 é o primeiro passo de uma campanha multi-etápica para o transporte para Terra de amostras de solo seladas e exemplares de rochas marcianas recolhidos. A missão será um marco importante na implementação do programa Journey to Mars. O objetivo do programa é determinar se houve vida na Marte”, declarou Geoffrey Yoder, um dos gestores do programa Mars 2020. Está previsto que as 30 amostras mais interessantes serão colocadas em cápsulas seladas e enviadas a Terra.
Sabemos que o rover vai explorar uma das regiões do Planeta Vermelho, onde, segundo acreditam os cientistas, havia um ambiente favorável para a vida microbiana. Embora a região não esteja definida, os cientistas estão considerando vários possíveis lugares de interesse em termos de pesquisa.