“Os representantes das agências antidoping de pelo menos 10 países e 20 grupos de atletas preparam um passo extraordinário com a demanda de suspender toda a delegação russa dos Jogos Olímpicos em conexão com acusações contra o programa nacional de doping”, divulga o jornal citando “e-mails obtidos”.
O artigo observa que a favor se manifestaram as agências antidoping dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Japão, Suíça e Canadá. De acordo com um e-mail obtido pelo New York Times, o diretor-executivo do Instituto de organizações nacionais antidoping Joseph de Pencier, é muito provável que o relatório da Agência Mundial Antidoping (AMA) vá confirmar o que será um dos maiores escândalos de doping na história.
Por sua vez, no sábado (16), o diretor da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) Travis Tygart declarou em uma entrevista ao New York Times: "Nós não estamos instando o pior [para a Rússia].”
Ao mesmo tempo, é de notar que Tygart e outras autoridades dizem que não tinham visto o relatório da comissão da Agência Mundial Antidoping (AMA).