O VIAM começou operando no domínio da impressão 3D em 2015, quando ele produziu o gerador de turbilhão da câmara de combustão para o motor turbofan PD-14 de nova geração.
"O motor é fabricado com base na fabricação aditiva do VIAM que usa nova tecnologia laser e misturas de pós metálicos para ligas de alumínio termorresistentes, que também foram desenvolvidos por analistas deste Instituto. Fomos capazes de imprimir o motor com parâmetros únicos, impossíveis de atingir com os procedimentos de moldagem convencionais, usando tecnologia da fabricação aditiva. Por exemplo, a espessura das paredes da câmara de combustão é de 0,3 milímetros. Esses parâmetros só podem ser atingidos com impressão 3D", disse o Diretor Geral do VIAM Evgeny Kablov ao jornal Izvestia.
O protótipo do motor pesa 900 gramas e fornece um empuxo de 75 quilogramas que pode ser aumentado até 150 quilogramas sem aumento significativo da massa.
VIAM e FPI vão continuar o experimento com a impressão 3D e desenvolver o setor da fabricação aditiva, de acordo com o vice-presidente da FPI Aleksandr Panfilov.