Através de um vídeo, Michel Temer mais uma disse que o momento é de união internacional e de pacificação e harmonia nacional e garantiu que a segurança no país e especialmente no Rio de Janeiro está reforçada não só para os turistas, mas para os atletas, e ressalta que todos vão poder visitar e aproveitar as belezas naturais do país e as competições com total tranquilidade.
"Você indo ao Rio de Janeiro, você verificará, que por determinação nossa, reforçamos muitíssimo a segurança naquela cidade, e você pode vir tranquilo. Pode desfrutar das maravilhas da Cidade Maravilhosa, do Rio de Janeiro, das belezas naturais, e participar dos Jogos que terão uma repercussão internacional. Portanto, mais uma vez eu venho a você para dizer, já determinei o reforço da segurança durante os Jogos para dar a você a tranquilidade, para a visita que fará ao Brasil e ao Rio de Janeiro."
(AI) Em mensagem a turistas, Michel Temer garante segurança para Jogos Olímpicos e Paralímpicos @Rio2016https://t.co/GvnOwYZ4Sp
— Michel Temer (@MichelTemer) 18 de julho de 2016
Além da segurança, Temer aproveitou ainda para a reafirmar que também não há motivo para receios sobre as doenças tropicais no período dos Jogos, como por exemplo, o vírus da Zika, pois de acordo com o presidente interino, no inverno a incidência do mosquito transmissor do vírus, o Aedes aegypti é praticamente nula.
"Não há e não deve haver nenhuma preocupação com nenhuma espécie de doença tropical, seja Zika, ou o que seja, porque esse combate já foi feito aqui no Brasil e nós estamos, devo registrar, num período de inverno em que qualquer mosquito transmissor opera com menor intensidade. Não temos a menor preocupação em relação a isso."
Mesmo com as garantias de segurança dadas por Michel Temer, os últimos atos de violência no Rio, como mortes de policiais, tiroteios em vias expressas e assaltos a pedestres seguidos de morte só aumentam a insegurança da população.
No final da noite desta segunda-feira (18) e na madrugada desta terça-feira (19), por exemplo, nove veículos foram incendiados em 4 ruas do bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio, assustando os moradores da região. Um dos veículos foi incendiado a menos de 200 metros da delegacia do bairro. A Polícia Militar reforçou a segurança na área e a Polícia Civil investiga o caso. Ninguém ficou ferido.