- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

WhatsApp espera pelo fim definitivo dos bloqueios do serviço no país

© Flickr/Microsiervos Geek CrewWhatsApp
WhatsApp - Sputnik Brasil
Nos siga no
Após o aplicativo de mensagens WhatsApp ter passado mais um dia fora do ar no Brasil por determinação da justiça, a empresa espera conseguir com que os bloqueios não aconteçam novamente no país.

“Esperamos que a decisão coloque um ponto final nos bloqueios que têm penalizado milhões de brasileiros para que eles possam continuar usando serviços como WhatsApp para manter contato com quem realmente importa para eles” – afirmou a gerência do WhatsApp, em nota divulgada na noite desta terça-feira (19).

Ministro da Justiça diz que está sendo elaborado projeto para regulamentação do aplicativo - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Após novo bloqueio, Ministro da Justiça diz que é preciso regulamentar WhatsApp
O bloqueio de hoje foi determinado pela juíza Daniella Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). Na decisão, a magistrada afirmou que o aplicativo descumpriu decisão judicial de interceptar mensagens postadas para uma investigação criminal. Esta foi a terceira suspensão do WhatsApp determinada pela justiça no país.

A decisão da juíza, no entanto, foi suspensa pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e à noite o serviço voltou a funcionar. Segundo o WhatsApp, o STF rejeitou o bloqueio por interpretar a medida como desproporcional e por violar a liberdade de expressão fundamental das pessoas.

“Em sua decisão, o presidente do STF enfatiza como as pessoas em todo o país, incluindo membros do Judiciário, contam com o WhatsApp para se comunicar todos os dias, e como todos são afetados quando o serviço é bloqueado” – diz o comunicado do aplicativo.

De acordo com a Agência Brasil, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que as empresas de telefonia móvel receberam a notificação da decisão do STF de retomar as operações do WhatsApp e logo iniciaram o desbloqueio do aplicativo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала