Estônia chefiará Conselho Europeu no lugar da Grã-Bretanha

© AP Photo / Virginia MayoEdifício do Conselho Europeu em Bruxelas
Edifício do Conselho Europeu em Bruxelas - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os representantes dos países-membros da UE decidiram que a Estônia substituirá o Reino Unido na presidência rotativa da União Europeia na segunda metade de 2017, informou Preben Aamann, o porta-voz de Donald Tusk.

"Os países-membros debateram essa questão hoje, em uma reunião do Coreper (Comité dos Representantes Permanentes), e os embaixadores chegaram a acordo de que a Estônia chefiaria o organismo seis meses antes para ocupar o lugar do Reino Unido", disse Aamann.

Antes, o porta-voz da primeira-ministra britânica Theresa May tinha informado que o Reino Unido renunciaria à presidência do Conselho Europeu em 2017 para se concentrar na questão do Brexit.

Taavi Roivas, Prime Minister of Estonia - Sputnik Brasil
Premier da Estônia: UE quer manter relações estreitas com Londres
Em uma conversa com o presidente do Conselho Europeu Donald Tusk, a primeira-ministra afirmou que o governo britânico estaria "muito ocupado negociando a saída do país da UE", razão pela qual o Reino Unido terá que desistir da presidência do Conselho Europeu.

A presidência rotativa do Reino Unido na organização estava prevista para a segunda metade de 2017. Atualmente o Conselho Europeu está sendo presidido pela Eslováquia.

Vale lembrar que em 23 de junho foi realizado o referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE. Uns 51,9 por cento dos britânicos votaram a favor da saída do bloco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала