A vacina experimental veio depois de um medicamento similar, chamado RV144, ter sido testado na Tailândia em 2009. Este foi o primeiro grande sucesso, depois de anos de tentativas para criar uma vacina. Um ano após os testes de 2009, a eficácia da RV144 foi avaliada a 60%. No entanto, após 3,5 anos de vacinação, a eficácia reduziu para cerca de 31%, levando os pesquisadores a um novo objetivo: elevar a eficácia de uma vacina para um mínimo de 60% no longo prazo.
A vacina anterior foi modificada para aumentar a resposta imunitária do organismo. Os pesquisadores também modificaram a vacina para lidar com uma estirpe do HIV endêmica ao continente africano.
“Esperamos que este possa ser o primeiro regime de vacinação oficial no mundo”, declarou Gail Bekker, vice-diretor do Centro de HIV, e presidente eleito da Sociedade Internacional de HIV. “Vamos ter enfim uma vacina para combater [a epidemia de HIV]”.
Os pesquisadores advertem, no entanto, que uma vacina por si só não será suficiente para fornecer proteção contra a doença, sendo necessário manter as medidas existentes, incluindo prevenção, tratamento e intervenção social.