O KickassTorrents é o maior site de distribuição BitTorrent no mundo. O auditório diário do site atinge mais de um milhão de pessoas, e o mensal é superior a 50 milhões, ultrapassando o The Pirate Bay.
Esta plataforma 'online' de partilha de ficheiros permite, desde 2008, a reprodução e distribuição ilegal de centenas de milhões de filmes, games, programas de televisão, música e outros conteúdos.
As autoridades norte-americanas já bloquearam muitos portais deste gênero. Se verificou que o fundador e proprietário do recurso é um cidadão ucraniano de 30 anos, Artem Vaulin. Ele já foi preso na Polónia. Agora, os Estados Unidos exigem a sua extradição.
De acordo com autoridades norte-americanas, Artem Vaulin é culpado de distribuição ilegal de material com direitos autorais. As ações do Vaulin teriam provocado um dano financeiro de $1 bilhão.
"Sua prisão na Polónia… prova outra vez que os cibercriminosos podem fugir mas eles não podem escapar da justiça” – disse um assistente do procurador-geral dos EUA. Os documentos do caso já foram divulgados na Internet.
O site opera em 28 idiomas e dá $54 milhões de lucro. A publicidade posta no site rende $12,5-22,3 milhões.
Artem Vaulin foi encontrado pelos EUA em um filme de espionagem: um dos policiais envolvidos na investigação agiu como anunciante. Ele conseguiu identificar a conta bancária associada ao KickassTorrents. Agentes da lei estudaram a história da transação e descobriram que as contas são geridas a partir de Chicago, Illinois, EUA.