ASEAN não chegou a acordo sobre mar do Sul da China

© AFP 2023 / STRCidade de Sansha na ilha de Yongxing, também conhecida como ilha de Woody, no Mar do Sul da China
Cidade de Sansha na ilha de Yongxing, também conhecida como ilha de Woody, no Mar do Sul da China - Sputnik Brasil
Nos siga no
A reunião teve lugar depois de o tribunal de Haia ter determinado que a China não tem fundamentos para reclamar os territórios em disputa no mar do Sul da China. Pequim já respondeu que não reconhece a decisão.

Mar do Sul da China - Sputnik Brasil
Especialista russo: Pequim pode instalar sistema antiaéreo no mar do Sul da China
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), durante a recente reunião na capital vietnamita, não foram capazes de alcançar uma posição concertada sobre a disputa territorial no mar do Sul da China, principalmente por causa das divisões entre as Filipinas, Vietnã e Camboja, informou a agência de notícias Kyodo.

© Foto / Wikipedia/Voice of AmericaO mapa dos territórios em disputa no mar do Sul da China
O mapa dos territórios em disputa no mar do Sul da China - Sputnik Brasil
O mapa dos territórios em disputa no mar do Sul da China

De acordo com a agência Kyodo, a organização não conseguiu chegar a uma posição comum depois de horas de negociações. Altos funcionários das Filipinas, Vietnã e Camboja, que têm laços estreitos com a China, não foram capazes de diminuir as diferenças sobre um parágrafo do texto relativo à questão do mar do Sul da China.

As ilhas em disputa, incluindo as Ilhas Paracel e as Ilhas Spratly, ficam no mar do Sul da China. As reivindicações territoriais de Pequim relativamente às Ilhas Spratly, supostamente ricas em reservas de petróleo e gás, contradizem as das Filipinas, Taiwan, Malásia, Brunei e Vietnã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала