Moscou propõe reativar diálogo energético com UE

© Claudio Fachel / Palácio PiratiniEnergia eólica
Energia eólica - Sputnik Brasil
Nos siga no
Moscou considera que entre a Rússia e a União Europeia não aconteceu um "congelamento" das relações bilaterais devido às sanções impostas, e, por isso, autoridades russas propõem a retomada do diálogo com Bruxelas na área da energia, informou nesta segunda a agência RIA Novosti, citando o vice-chanceler russo Aleksei Meshkov.

Ele lembrou que em 2015 Bruxelas avisou Moscou sobre a intenção de reconsiderar as relações com a Rússia, a fim de "avaliar as perspectivas de diálogo nos temas específicos nos quais a UE está interessada, levando em conta o 'congelamento' das principais áreas da cooperação". Este trabalho, segundo ele, "resultou em formulação em março deste ano dos cinco 'princípios fundamentais' para a UE nas relações com a Rússia, o que significa uma cooperação seletiva no diálogo bilateral", mas no final das contas, este trabalho ainda não foi terminado.

​A Rússia, como afirmou o vice-ministro cumpriu a "sua parte deste trabalho <…> Como resultado, vemos que não aconteceu o 'congelamento' completo das relações bilaterais. Continuam sendo realizados encontros de trabalho em temas específicos de interesse comum, tais como disputas comerciais, sociedade da informação, agricultura, pesca, cooperação aduaneira, concorrência, cooperação científica e técnica, ajuda humanitária, programas de proteção civil, cooperação transfronteiriça, migração, questões de implementação do acordo UE-Rússia sobre a readmissão", disse Meshkov.

Federica Mogherini - Sputnik Brasil
Chefe da diplomacia da UE pede cooperação militar entre Rússia e EUA na Síria
Ele ressaltou que Moscou "não insiste em recusar a cooperação sobre alguns temas que podem ser considerados como 'adormecidos', mesmo confirmando que tais existem, e, por sua vez, propõe nas atuais circunstâncias concentrar-se nos temas mais relevantes e despolitizadas".

De acordo com o vice-ministro, este trabalho está relacionado com "os desafios comuns que a Rússia e a União Europeia enfrentam <…> Em particular, acreditamos que a retomada do diálogo energético entre a UE e a Rússia é mutualmente benéfico".

"Achamos que o nosso trabalho vai incentivar a UE a compreender as oportunidades existentes de cooperação mutuamente benéfica e pragmática", concluiu Meshkov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала