O observador do jornal The National Interest Kyle Mizokami propôs um cenário da batalha naval entre os titãs navais Kirov e Iowa.
O cruzador Kirov é equipado com vinte mísseis de cruzeiro ar-terra P-700 Granit e um sistema multicamada de defesa antimíssil. O armamento do Iowa inclui três torres e dezasseis mísseis antinavio Harpoon.
USS Coronado (LCS 4) launches harpoon missile during RIMPAC USS Coronado https://t.co/EubpzvbLI7 pic.twitter.com/xSh25ytC7O
— roc21 (@roc21) 22 июля 2016 г.
Além disso, a blindagem pesada que protege o navio de guerra norte-americano, a tripulação e o arsenal de armas são as suas principais vantagens.
The Kirov-class "Battlecruiser" is my fave ship. This nuke-powered monster is like a WW1 battleship with missiles. pic.twitter.com/b0K9IPcc0u
— Subby (@subby_s) 19 ноября 2014 г.
De acordo com o cenário suposto, as tripulações dos dois navios estão cientes da presença do adversário à distância de 500 km. Nesta distância, a vantagem principal do Iowa, os seus mísseis Tomahawk de longo alcance se tornam inúteis contra o Kirov.
Kirov class Soviet destroy ship pic.twitter.com/1qlzQmtbnG
— Jay (@AriefLukman02) 18 июля 2013 г.
Por seu lado, após o lançamento de 20 mísseis Granit, o cruzador só tem na disposição dois obuses de 130 mm, perigosos para o adversário só num combate a curta distância, será muito difícil para o Kirov se aproximar do Iowa, que é altamente protegido.
Prior to decommissioning. #USSIowa #TBT pic.twitter.com/km5Ts4UUHP
— Battleship IOWA (@ussiowa) 7 июля 2016 г.
Depois, o analista admite que dois dos 20 mísseis não atingirão o alvo, caindo na água por causa de falhas técnicas. Entretanto, isto não facilita a tarefa do Iowa: o navio de combate norte-americano é equipado só com dois sistemas de defesa Phalanx CIWS, com sistemas da guerra eletrônica SLQ-32 e um dispositivo Mark 36 SRBOC.
Onboard the #USSIowa today. Amazing pic.twitter.com/owhGJD1TLP
— Tim Moran (@TimMoran3) 19 июля 2016 г.
Segundo Kyle Mizokami, é impossível prever quantos mísseis conseguirão passar através destes sistemas. Mas, segundo o cenário, nove mísseis Granit poderão atingir o alvo.
#BREAKING Picture shows Russian Navy's supersonic anti-ship 390-mile range P-700 Granit missile#nato #usa #russia pic.twitter.com/vErRNsybAc
— Storm Bringer (@StormBringer15) 2 июня 2016 г.
As chances do navio de guerra não aumentam mesmo em um combate a curta distância. O Iowa tem que aproximar de Kirov a distância de pelo menos 107 km para ser possível lançar 16 misseis Harpoon. Será difícil para eles atingir o alvo, passando três níveis dos sistemas de defesa russos.
A distância mais favorável para destruir o Kirov é de 32 km, mas é pouco provável que a tripulação do cruzador russo permita ao adversário se aproximar tão perto.