As pessoas aproveitaram a melhoria de tempo e o calor passando estes dois dias no parque de Brateevo jogando, dançando e assistindo shows de oito melhores equipes pirotécnicas dos seus países (Cazaquistão, França, China, Portugal, Malta, Estônia, Rússia e Azerbaijão).
Correspondentes da Sputnik estiveram entre os que assistiram ao show e agora podem confirmar: os espetáculos pirotécnicos não deixaram uma só pessoa indiferente.
O tema do concurso era a música de cinema e cada time a interpretou diferentemente – umas equipes usaram canções famosas e outras lançaram fogos de artifício acompanhados pela música de filmes tradicionais à sua cultura e país.
Portugal ganha prêmio por show de #fogosdeartificio em Moscouhttps://t.co/X5sDQxg5Sf pic.twitter.com/1u1VrALMUL
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) 25 июля 2016 г.
Os juízes acabaram por premiar a equipe portuguesa com o Prêmio do Público após ter ouvido todo o parque, e de fato todo o bairro moscovita de Brateevo, aplaudindo o espetáculo que incluiu canções famosas tipo "Johnny be Good" e o tema do filme "Missão impossível".
Assim, a entrevista prévia aos membros do time se tornou uma espécie de profecia: Carlos Macedo, da Macedo’s Pirotecnia, tinha dito ironicamente à Sputnik que gostaria de receber o prêmio de aplausos.
No último dia do festival, os juízes tomaram suas decisões e a Rússia recebeu o terceiro lugar, o Azerbaijão – o segundo e o Cazaquistão levou consigo o prêmio mais elevado do primeiro lugar.
Mas, como notou à Sputnik o diretor-geral da empresa Piro-Show Aleksandr Tatarinchik, o evento é um pouco semelhante às Olimpíadas, "o próprio fato de participação já nos [participantes] inspira".
E como a cereja no topo do bolo no final dos dois dias do festival é como um presente para o público, a empresa Piro-Ros realizou um gala-show de fogos de artifício usando lasers.