De acordo com a Diretora-adjunta do Departamento de Polícia de Justiça do Ministério da Justiça, Alessandra Xavier Nunes, até o dia 30 vão ser realizadas 115 ações, em conjunto com outros 12 ministérios, em vários estados com o objetivo de mobilizar não só a sociedade e a imprensa, mas também as instituições públicas e privadas para enfrentarem o problema do tráfico de pessoas.
"A Campanha Coração Azul simboliza a luta contra esse tipo de crime. É uma semana toda de mobilização contra o enfrentamento ao tráfico de pessoas, onde não só o Brasil, mas o mundo inteiro realiza ações de grande visibilidade, para chamar a atenção da população, chamar atenção da mídia para esse tipo de crime que tanto assola o mundo todo. É um crime que tira a liberdade das pessoas, é um crime de exploração, e é um crime que rouba sonhos de todas as pessoas que nele caem."
A Campanha Coração Azul foi lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes. Durante a ação, prédios públicos no país vão ser iluminados com a cor azul. Também vão ser realizados seminários, mesas redondas para dialogar sobre o tema e campanhas educativas contra esse tipo de crime.