"Hoje, na zona econômica exclusiva da Letônia, à distância de doze milhas marítimas das nossas águas territoriais, foi identificado o navio de abastecimento 'Bira' das Forças Armadas russas", informou o Ministério da Defesa letão.
Depois de autorização das autoridades locais, caças e navios de guerra russos se aproximaram da fronteira dessa república pelo menos 270 vezes no ano passado e em 2014 por mais de 250 vezes.
O embaixador russo na Letônia Aleksandr Veshnyakov tinha sublinhado repetidamente que todos os voos da Força Aeroespacial da Rússia e todas as passagens de navios de guerra foram feitos em conformidade com as normas internacionais. O Ministério da Defesa russo já confirmou isso por várias vezes.
O mar Báltico está dividido em zonas econômicas exclusivas. A distância mínima entre a zona econômica russa e a letã é aproximadamente de 2,3 milhas marítimas. Durante a viagem a partir do enclave russo de Kaliningrado, em qualquer direção, os navios russos têm de atravessar pelo menos duas zonas econômicas de outros países.
A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 não permite os Estados vizinhos de limitar de moto próprio a navegação marítima e a zona econômica não deve ser igualada às aguas territoriais.