"Iniciámos a construção do quebra-gelo antecipando o prazo. Segundo o prazo, a construção do quebra-gelos devia ser iniciado dentro de dois meses. É muito importante para nós que o ritmo acelerado tomado pela empresa onde trabalham as pessoas que estão construindo os novos quebra-gelo não tenha abrandado (…). Estamos assegurando o financiamento acelerado dos estaleiros do Báltico, todos os empréstimos necessários foram transferidos no fim de junho", disse o chefe da Rosatom Sergey Kirienko na cerimônia do início da construção.
"Esta série de quebra-gelo é muito importante para a capacidade defensiva do país, para a competitividade de ponto de vista do trânsito de mercadorias através da Passagem do Nordeste e para a extração de recursos únicos da plataforma continental no norte do país", acrescentou ele.
O comprimento do quebra-gelos atômico do projeto 22220 vai ser de 173,3 metros, boca – 34 metros, deslocamento – 33,5 mil toneladas, tripulação – 75 elementos.
Segundo o cenário previsto, os estaleiros do Báltico vão construir três quebra-gelos: Arktika, Sibir e Ural. Eles vão ser os maiores e mais potentes do mundo.