Nesta terça-feira (26), Alexandre de Moraes e Raul Jungmann passaram pelo terminal 3 do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, que é o de desembarque dos voos internacionais, onde foi montada uma área exclusiva para receber as delegações.
Durante a fiscalização, o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes falou com a imprensa sobre os equipamentos que vão ser usados para garantir a segurança durante o período olímpico, como, por exemplo, um aparelho criado pela Polícia Federal de identificação e cruzamento de dados com a Interpol para impedir a entrada de possíveis criminosos internacionais no país.
"Estamos inaugurando para as Olimpíadas um novo software desenvolvimento pela Polícia Federal, a partir dos dados que a Polícia Federal garimpou com a Interpol em um banco de dados de mais de 25 mil pessoas que tenham algum problema com a Interpol. Esse software possibilita em meros três segundos, a partir da digital, que essa pessoa seja identificada. Todos os estrangeiros que chegarem ao Brasil passarão por essa identificação."
A checagem no software acontece assim que o estrangeiro desembarca do avião. Antes de passar no guichê de imigração, a pessoa será fiscalizada e confrontada com esse banco de dados da Polícia. Caso haja alguma sinalização dentro dos diversos segmentos da Interpol que estão no sistema, cada situação será analisada para verificar qual a resposta jurídica e legal a ser tomada.
O Ministro da Justiça garantiu, que o software de identificação e as outras tecnologias de segurança que agora estão nos principais aeroportos do país, vão continuar em operação após o período dos Jogos.
"Tudo o que nós vimos aqui, tudo que há de mais moderno é um legado das Olimpíadas. O nível de segurança dos aeroportos brasileiros a partir de agora será o mesmo das Olimpíadas."
O Ministro da Defesa, Raul Jungmann afirmou que o mundo inteiro vai acompanhar e reconhecer a capacidade do Brasil, com as Forças Armadas e as Polícias do país, em realizar esse megaevento e garantir a segurança e a paz durante os Jogos Rio 2016.
"No que diz respeito aos encargos de segurança, defesa, inteligência que o COI (Comitê Olímpico Internacional) nos passou está tudo em dia e sendo cumprido. Eu não tenho a menor sombra de dúvida de que esses Jogos transcorrerão em paz e com tranquilidade."
Após a fiscalização nos terminais aéreos de Brasília e Guarulhos, a vistoria nos aeroportos de cidades sede de competições olímpicas segue nesta quarta-feira (27) com o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes em Manaus. Em seguida serão vistoriados os aeroportos internacionais do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
Aeroportos recebem vistoria para a #Rio2016. Assista! @JusticaGovBRhttps://t.co/CS0uR2thk8
— Palácio do Planalto (@Planalto) 26 de julho de 2016