
Na mitologia nórdica antiga, os Elfos de Luz eram os deuses menores da natureza.

No folclore norueguês, Dauing é uma pessoa morta que voltou para assombrar os vivos.

Skrømt - no folclore norueguês a palavra descreve um fantasma, atividade paranormal ou um ser ou entidade indefinida.

No folclore norueguês, Huldra é uma criatura sedutora da floresta que atrai homens para a floresta com seu canto. Pela frente ela é linda, mas ela tem um rabo de vaca e suas costas são ocas. Quando ela é traída, ela castiga suas vítimas severamente.

No folclore norueguês, Draugen é um morto-vivo, o fantasma de um pescador que morreu no mar e não foi enterrado em solo consagrado. Ele trouxe a morte àqueles que o viram e por vezes também tentará arrastar suas vítimas para as profundezas do mar.

Spøkelseshus - a palavra usada para descrever uma casa assombrada.

Na mitologia nórdica antiga, um Jotun surge como um ser gigante, frequentemente feio e enrugado. Muitos deles eram detentores de grande sabedoria. No folclore mais recente, estes seres continuam existindo como Trolls.

A mais antiga descrição dos Alver (Elfos) aparece na mitologia nórdica antiga. Eles são descritos como criaturas que são semideuses da natureza e da fertilidade. Eles podem causar ou curar doenças em seres humanos.

De acordo com a mitologia nórdica Vidofnir é águia que senta no topo da árvore do mundo Yggdrasil.

Nøkken é uma criatura masculina misteriosa que habita os rios, lagos e lagoas. Ele tem sido comum no folclore norueguês desde os tempos nórdicos antigos e é uma manifestação dos perigos associados à água. Ele pode mudar de forma e é conhecido por atrair as pessoas e afogá-las.
