“O Ministério da Defesa dos EUA realizou hoje uma conferência de vídeo com colegas do Ministério da Defesa da Rússia. Foi um diálogo regular no âmbito do memorando de entendimento mútuo sobre as garantias de segurança dos voos na Síria” – disse Cook através de um comunicado.
O documento destaca que o tema da segurança das missões foi levantado após após a discussão das reivindicações do Pentágono contra ataques aéreos russos a uma base militar síria usada pelos EUA.
“Ambos os lados deram prosseguimento à discussão e ao desenvolvimento de medidas visando evitar incidentes como este. Eles destacam a necessidade de ampliar medidas para reforçar a segurança das missões e evitar incidentes e desentendimentos no espaço aéreo da Síria” – escreveu Cook.
Respondendo à acusação, o porta-voz do Ministério da Defesa russo Major General Igor Konashenkov declarou que os chefes da coalizão liderada pelos EUA contra o Daesh (Estado Islâmico) na Síria são os responsáveis pelo envio de tropas para áreas do país alvejadas pelos ataques aéreos russos.