A constatação desse fato assustador causou grande descontentamento nesta semana no atleta francês Matthieu Peche, da equipe de canoagem. Peche deixou a França pouco antes do lançamento oficial do Pokémon Go em seu país, ocorrido no último domingo. E, ao chegar à cidade maravilhosa, descobriu que o game mais aguardado de todos os tempos ainda não deu as caras por aqui. Mais um ponto negativo na lista de reclamações dos estrangeiros que já conheceram a Vila Olímpica.
Juse avant de partir 😭😭😭 https://t.co/VCw6Yh9ohB
— Matthieu PECHE (@MatthieuPECHE) 24 июля 2016 г.
Désolé les gars pas de #pokemon dans le village Olympique #Rio2016 😭😭😭 #PokemonGO pic.twitter.com/Pqk6AN1Zf1
— Matthieu PECHE (@MatthieuPECHE) 25 июля 2016 г.
Nesta quarta-feira, no entanto, o francês acabou encontrando um consolo para a ausência dos monstrinhos virtuais.
Finally found @PokemonGoApp on the Olympic Village @Rio2016 😱🇧🇷 #Rio2016 @NianticLabs pic.twitter.com/dFMFWLw7xA
— Matthieu PECHE (@MatthieuPECHE) 27 июля 2016 г.
A variedade não é a mesma do jogo, mas não se pode dizer que o Comitê Rio 2016 não se esforçou para agradar.
Brincadeiras à parte, os responsáveis pelas Olimpíadas no Rio de Janeiro vêm enfrentando fortes críticas internacionais e da população local por conta de uma série de irregularidades associadas à organização do evento. Dentro e fora das instalações oficiais, não faltam motivos para frustração. A Vila Olímpica, que foi aberta no último final de semana, antes mesmo de ter sido concluída, foi o estopim. Até agora.
Apesar dos erros, há quem veja muitos acertos na cidade-sede. Recentemente, a presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Nawal El Moutawakel, afirmou que a cidade estava pronta para receber o mundo, elogiando as arenas, a própria Vila dos Atletas, o legado das Olimpíadas, exemplificados por ela na Linha 4 do metrô e nos 150 quilômetros de vias para o transporte rápido por ônibus (BRT), entre outras construções impulsionadas pelo evento, a beleza do Rio e a hospitalidade do carioca.