A Força Aérea da Estônia não vai utilizar os dois aviões militares de transporte Sherpa С-23B+, oferecidos pelos EUA em 2014 para substituir os antigos, ainda da era soviética, An-2.
A respectiva informação foi divulgada pelo Estado-Maior da Força Aérea da Estônia.
Segundo disse o porta-voz da entidade, Roland Murof, os resultados da análise recentemente realizada mostraram que atualmente a Força Aérea do país não precisa de aviões tipo Sherpa C-23B+.
"Durante a análise foram considerados diferentes fatores – desde as necessidades das forças militares, até indicadores técnicos e interesses econômicos," disse Murof à emissora local ERR.
A decisão de incorporar os aviões em questão nas Forças Armadas da Estônia foi anunciada em dezembro de 2014. As aeronaves deveriam ter chagado ao país no ano passado.
A tripulação dos Sherpa C-23B+ é de três homens, o aparelho pode transportar até 36 passageiros, atingindo a velocidade máxima de 468 quilômetros por hora.
O equipamento estava inicialmente destinado a ser usado por militares estonianos durante treinamentos de militares, estabelecimento de coordenadas para bombardeios de artilharia e para outras missões militares.