Segundo a agência de notícias iraniana IRNA, o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, declarou que em acordo preliminar, o Irã pode se tornar o trigésimo sexto membro na construção de um reator termonuclear experimental ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), que fica localizado na cidade francesa de Cadarache.
"A experiência iraniana no campo de reações de fusão nuclear é de mais de 30 anos. O Instituto de Pesquisa de física de plasma e reação termonuclear controlada foi fundado no Irã em 1974. Esta instituição científica, em muitos aspectos, realizou progresso em suas atividades de pesquisa <…> as obras de pesquisadores deste centro científico foram publicadas em várias revistas científicas do mundo”
" O importante é que a <…> questão nuclear iraniana já não é considerada uma ameaça à segurança, sendo agora um tema político legal. Há também uma atitude positiva da AIEA sobre a questão. Buscamos manter uma constante troca de opiniões, provando que na prática, o programa nuclear é exclusivamente de natureza pacífica. Constrói-se uma imagem positiva do Irã para o mundo" — notou o especialista.