Ao participar da inauguração das instalações do Rio Media Center, na Cidade Nova, no Centro do Rio, a estrutura criada para receber até 600 jornalistas de todo o mundo nas Olimpíadas, Eduardo Paes disse à imprensa, que o Comitê Organizador dos Jogos não fez um monitoramento adequado na finalização das obras da Vila Olímpica, que é formada por 31 prédios de até 17 andares, com 3.064 apartamentos no total, e que vai abrigar 17 mil pessoas nas Olimpíadas e mais 6 mil na Paralimpíada.
Ao mesmo tempo que apontou falhas, o Prefeito disse que a equipe do Comitê rapidamente vem solucionando todos os problemas.
"Houve uma falha, objetivamente houve uma falha do Comitê organizador ali, que pegou três meses atrás e as coisas foram se degradando, as coisas sumiram, quando às vezes não vemos tampas de sanitários e luminárias, mas elas estavam lá antes. Então, houve sim uma falha, mas a solução dos problemas está se dando em cinco, seis dias. Se tivesse alertando antes talvez não tivesse vivido isso, mas é um aprendizado. A gente se desculpa com os atletas que tiveram esse desconforto, especialmente com a equipe da Austrália e vamos trabalhar firme para que isso não se repita.”
Para tentar apagar de vez a má impressão e a polêmica com os atletas após dizer que colocaria um canguru na frente do prédio dos Australianos para que toda delegação se sentisse à vontade, e ouvir de volta reclamações sobre o encanamento dos apartamentos da Vila Olímpica, o Prefeito Eduardo Paes fez as pazes com a delegação australiana, oferecendo nesta quarta-feira (27) a Chave da Cidade como um gesto diplomático. Em contrapartida, os australianos ofereceram um canguru de pelúcia com luvas de boxe para a Paes selando a amizade.