Na hora da colisão o piloto teria acionado o botão de ejetar, mas a Marinha não confirma se ele conseguiu se ejetar e caiu no mar, ou se afundou com a aeronave na região de Saquarema.
O piloto do outro caça envolvido no acidente conseguiu pousar sem problemas na base localizada em São Pedro da Aldeia, também na região dos Lagos.
Desde ontem (26), uma grande operação de busca está sendo realizada na região, que prosseguiu durante a noite e madrugada.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, as buscas estão concentradas na Praia de Jaconé, em Saquarema, e além das fragatas da Marinha, e do reforço do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, a operação de apoio conta com lanchas, helicópteros e mergulhadores do Grupamento de Buscas e Salvamento, mas até o momento o piloto ainda não foi localizado.
Navios-sonda da Marinha, com tecnologia mais avançada em rastreamento e localização no fundo do mar, estão sendo incorporados às buscas. A expectativa é a de que esses navios consigam dizer com mais precisão onde está a aeronave e também o piloto.
As causas do acidente também ainda não foram divulgadas pela Marinha.