Bailarina brasileira formada no Bolshoi vence o maior concurso de dança do mundo

Bailarina brasileira Amanda Gomes, formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville, no Norte de Santa Catarina
Bailarina brasileira Amanda Gomes, formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville, no Norte de Santa Catarina - Sputnik Brasil
Nos siga no
A bailarina brasileira Amanda Gomes venceu o The Varna International Ballet Competition, considerado o mais antigo e importante concurso de dança do mundo.

Realizado na Bulgária, entre os dias 15 e 27 de julho, o concurso contou com a participação de 140 bailarinos do mundo todo e teve seus resultados divulgados nesta quinta-feira (28).

Formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville, no Norte de Santa Catarina, Amanda Gomes é natural de Goiânia e tem 21 anos, sendo 16 dedicados à dança. Após trabalhar como bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, por dois anos, e ter vencido alguns dos mais importantes concursos do mundo, como nos EUA, Turquia, Rússia e agora na Bulgária, hoje ela é solista da Ópera de Kazan, na Rússia.

Para se ter uma ideia da importância do The Varna International Ballet Competition no mundo da dança, basta dar uma olhada em alguns dos grandes nomes que se consagraram como vencedores em suas edições passadas: Ekaterina Maximova, em 1964, Mikhail Baryshnikov, em  1966, Eva Evdokimova, em 1970, Sylvie Guillem, em 1983, Manuel Legris, em 1984, Aurélie Dupont, em 1992, e Ivan Vasiliev, em 2006.

Criada em 1964, a competição acontece a cada dois anos e é formado por três etapas. Na primeira, os dançarinos devem apresentar uma variação de balé de repertório. Já nas duas etapas finais, exibir uma variação de balé clássico e uma coreografia contemporânea.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала