O presidente francês anunciou planos de criar uma nova força de segurança, a Guarda Nacional, para proteger os cidadãos do país, frente à crescente ameaça do terrorismo em solo francês.
France to form National Guard to counter terrorist threat, Hollande says https://t.co/ydYk49LB9g pic.twitter.com/m9Ov1Owvrj
— FRANCE 24 (@FRANCE24) 28 июля 2016 г.
De acordo com o documento, a decisão foi tomada depois da reunião de Hollande com os legisladores.
"O Presidente da República [Hollande] decidiu criar a Guarda Nacional a partir das reservas operacionais existentes", diz a declaração. Ele também manifestou a intenção de "iniciar o mais rápido possível a criação desta estrutura, que servirá para proteger o povo francês".
A França foi recentemente atingida por uma série de ataques terroristas. Na noite de 14 para 15 de julho de 2016 na cidade francesa de Nice, um caminhão atropelou uma multidão de pessoas que tinha vindo assistir os fogos de artifício em homenagem ao feriado nacional da França – o Dia da Tomada da Bastilha.
O veículo continuou rolando pessoas ao longo de dois quilômetros até que a polícia disparou contra o motorista.
O atacante foi identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, cidadão francês de 31 anos de origem tunisiana, que estava passando por um divórcio e não tinha ligações conhecidas com o terrorismo.
Mais tarde, o líder francês, François Hollande, declarou o prolongamento do estado de emergência no país.