Segundo Gilmar Mendes, o pedido de reforço na segurança eleitoral foi feito ao TSE pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, Antônio Jayme Boente. Para as outras cidades, o TSE vai analisar cada situação conforme a necessidade de cada tribunal regional.
Gilmar Mendes pediu que as tropas militares, que vão garantir a segurança durante o período olímpico, permaneçam no Rio até 48 horas após as eleições.
Os Jogos Olímpicos terminam no dia 21 de agosto, cinco dias após o início da campanha eleitoral. Já as Paralimpíadas só terminam no dia 18 de setembro, duas semanas antes da eleição para prefeito e vereador.
O procurador regional eleitoral Sidney Madruga, já tinha solicitado no início de julho ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o reforço da Polícia Federal e das Forças Armadas após os recentes casos de assassinatos de pré-candidatos às eleições municipais e denúncias da ação de grupos milicianos no processo de votação.
O Ministro Jungmann ainda não deu uma resposta para o pedido do TSE, devido a problemas de mais encargos para o governo para manter as tropas no local.